quinta-feira, 10 de abril de 2008

ETERNA DIVINA COMEDIA HUMANA


Do alto do edifício ele vê as luzes brilhantes da sua cidade e percebe o quanto ela é linda, no céu a lua nova traz a esperança de um novo mês. Como flashes ele lembra de fatos que o levaram até aquele edifício....Seu chefe muito prepotente entra na sua sala aos berros:
_ Seu incompetente cadê o relatório que mandei você me entregar?
_ mas senhor Simon eu enviei para seu e-mail, mais pelo jeito o senhor não olhou?
_ Simples seu idiota! Por que você não me avisou, por conta de sua incompetência eu fui chamado atenção pela diretoria e isso não vai ficar assim.
E saiu da minha sala levando toda a minha calma bateu a porta de forma bem violenta.
Sr.Simon e o meu chefe o gerente da empresa onde trabalho. Um homem de meia idade, que vive puxando o saco dos seus superiores esfolando com o chicote as seus subalternos posição na qual eu me encontrava, não sei se por obra no destino ou por minha incapacidade de puxar o saco dos outros. Como ser um humano era um animal e como profissional era um idiota, era incapaz de fazer se quer um relatório mensal que era obrigado a fazer e entregar para a diretoria. Esse foi um dos motivos pelo qual ele entrou na minha sala me gritando e me ofendendo ele tinha que entregar esse maldito relatório como não sabia fazer ele me ordenou a fazer o relatório.
O meu calvário começou pela manha, quando ainda no estacionamento ele veio em minha direção.
Sr Simon com um sorriso bem grande nos lábios parecendo uma hiena :­
_ Bom Dia Sr Marcos!
Eu meio sem entender por que ele estava com toda aquela gentileza p/ mim, porem responde com uma certa estranheza
_Bom Dia Sr Simon .
_ Marcos gostaria que o senhor assim que puder passasse na minha sala, pois tenho um serviçinho para o senhor.
Não fiquei bem a vontade com aquela ordem pois sabia que ele iria me obrigar a fazer um relatório que era de sua obrigação, no entanto me via obrigado ai ir por que ele era o meu chefe.Fui na minha sala liguei o computador senti na cadeira , queria um tempo p/ respirar , quando o telefone da sala tocou, era a voz de Simon me perguntando se eu não iria na sala dele .Responde que sim que já estava indo só estava guardando as minhas coisas.
Ao entrar logo ele foi me mandando sentar e disse que tinha um trabalhinho p/ mim e que era urgente , disse que tinha um relatório mensal que eu deveria fazer e entrega-lo o mais rápido possível.
Tentei retrucar avisando a ele estava bastante atarefado com as coisas do meu departamento e que certamente não teria tempo p/ construí um relatório que ele estava me obrigando a fazer .ele como sempre com a delicadeza de um rinoceronte foi logo me dizendo: _ olha senhor marcos o meu dia não esta nada bom eu quero que vc faça este relatório e me entregue o mais rápido possível. O sacripanta ainda com o ar bastante imperativo me disse:
_ faça o possível e o impossível mais eu quero este relatório na minha mesa, vc é um profissional, pode sair .
A vontade que tive foi socar a cara daquele idiota , cheguei até a serrar meus pulsos porém, infelizmente me lembrei que tinha obrigações do tipo ter o que comer fora as explicações que teria que dar a minha família , pensei num trecho de um livro que dizia assim:
“...Os homens que se jugam sábios são indecisos na hora de mandar e são rebeldes na hora de servir , acham uma vergonha dar ordens e uma desonra recebe-las ... jamais comporte-se assim ...”
Respirei fundo baixei a cabeça e assumi a minha cruz resignado, Fui até a minha sala com o peso da humilhação na alma , me sentindo o pior dos seres humanos , um verdadeiro farrapo humano, como num conto de Kafka.
Aquela frase não saia da minha cabeça, passei o resto do dia me maldizendo... Uma brisa me trouxe de volta a realidade trazendo um cheiro gostoso do mar e eu ainda lá no alto do edifício vejo lá embaixo as pessoais conversando pelas as ruas , e é bastante engraçado pois eles parecem um monte de formiguinhas indo e voltando se cumprimentado com um toque de cabeça sorriu e enxoto este pensamento de superioridade. A noite estava realmente linda com pouquíssimas nuvens e as estrelas eram como que se fossem pintadas por um desses pintores famosos, por um momento me senti em paz poderia eternizar aquele momento , pois ali tinha esquecido do dia tão difícil , ou a vida tão vazia , mais uma vez sou tirado violentamente do meu delírio com o toque do meu celular pensei: Que merda porque não o joguei fora antes!?, Era a esposa ligando certamente pra saber onde estou pois já tinha passado a hora de esta em casa .
_Olá senhor, posso saber onde vc esta ? Já estou aqui morrendo de dor de cabeção já pensei em milhões de coisas aqui, você não tem mais idade para ficar sumindo assim, por acaso você não esqueceu que somos casados e que vc agora tem responsabilidade comigo né??
_Mais querida eu estava andando e pedir a noção da hora mais não se preocupe que... O telefone desligou e eu fiquei com a cara de idiota.Como lapso me veio na memória o dia que a conhece, o dia do casamento, os momentos lindos que vivemos, porém também veio acompanhados de momentos de ciúmes, de brigas , a rotina , etc...
Falar de relacionamento sempre é uma coisa muito difícil eu compartilho das idéias de um cantador nordestino que diz assim:
“...Não quero amar não nunca mais , esse negocio de amor já não se faz sem punhais ...”
Eh! E os meus punhais estavas meios sem o fio de corte já estavas literalmente cegos , me sentia um lobo da estepe sem pressas ( ah! se Harry me vê assim decadente). Eu não a culpo na verdade não culpo ninguém, ou melhor, o único responsável por isso sou eu que me vende por vã segurança de uma lar, a certeza que companhia numa selva de pedra onde cada um é por si e Deus è por todos. Carregarei este signo pelo resto de minha vida , um vida cheias de pro vir, imersa numa grande balde de ideais e esperança, apenas isso...
Procuro um cigarro no bolso e percebo que deixei de fumar já faz um tempo, observo no relógio 21:50, Eh ! já esta tarde preciso voltar p/ casa , ah ! que saco voltar p/ casa , p/ trabalho p/ aquela sujeira que se chama vida social .Um jogo cheio de artimanha , extremamente desleal onde você diz coisas sem querer dizer.
Ah se tivesse coragem de botar uma mochila nas costas e viver tudo aquilo que escuto nos meus discos e leio nos livros de keroack, fazer minha vida um eterno, “ON THE ROAD” ou quem sabe viver uma vida junk como o grande poeta Buk..
Desço do prédio com a intenção de voltar p/ casa e recomeçar mais uma outro odisséia.Pelas ruas mendigos e bêbados se misturam com os transeuntes, passo pela porta de um bar e um grupo de jovens esbanjando alegria e felicidade , tudo isso regrado a muito álcool e uma musica esquisita que se dança mexendo freneticamente a pélvis, olho aquilo tudo e pergunto-me qual a diferença entre mim e aquelas pessoais , o mais interessante e que eu mesmo sei a resposta , na verdade a minha consciência se encarrega logo de manter bem informado me dizendo que a única diferença entre mim e eles , com certeza e que eles são infinitamente corajosos do que eu , pois é corajosos , e isso mesmo, corajosos em deixar suas individualidades e na grande maioria das vezes as suas personalidades se diluirei em por do rebanho, ou não eles estão ali pelo simples fato de quererem esta ali, esse é o grande problema, dos que se consideram filósofos, escritores, pensadores etc.. Nós nos achamos os seres traídos pelo destino, pela vida, e até mesmo por Deus...
Volto para casa. A minha companheira tenta começar uma disputa moral , me fazendo sentir culpado pela vida dura e difícil que levamos, fica repetindo o quanto a vida dela seria melhor se tivesse escolhido aquele cara tolo porém bonitão da escola.
Imagino que ela estava falando aquilo coma intenção de me magoar, eu não a condeno, pois sei que a única arma que ela possui, não deu muita atenção, pois há muito já criei um escudo.Sentei no sofá e pedir para que ela me desse um tempo pois tive um dia duro no trabalho e que não tava disposto p/ começar uma briga infantil.
A vontade que tive era de gritar, não com ela, pois não sei se seria culpada acredito que assim como eu talvez seja uma vitima de suas próprias escolhas, tinha vontade de gritar para o mundo tudo aquilo que trazia no meu peito, toda a lama que estava impregnada na minha alma , toda mentida,dor,violência etc...
Olhei nos bem dentro dos olhos de Madalena , a mulher que tanto amava que e mesmo com as nossas diferenças , era extremamente atenciosa comigo, paciente.Ela me fazia me sentir homem, minhas mãos seguravam o seu braço e disse – a de todo o meu coração :
_ Madalena eu te amo do fundo do meu coração , me perdoe por não ser aquele homem que você sempre quis , mais tenha certeza eu tenta fazer o melhor que posso porque te amo , agora por favor, me abraça?!
As lagrimas já escorria no meu rosto, ela também em prantos, me beijou e nos amamos.
PARA OUTRO DIA EU POSSO VIVER A MINHA ETERNA DIVINA COMEDIA HUMANA

Enzo De Marco
Verão 2007