terça-feira, 17 de março de 2009

O retorno de Josef as origens



Senhor Josef é um grande comerciante de tecidos , possui umas 3 lojas na grande capital de Salvador , ele junto com seus pais , que vieram fugidos da 2º grande guerra, ainda criança ja descobriu o poder da intolerancia, e do desprezo total a vida humana. Seus avós sofreram com as experiencias com venenos para ratos, morreram todos com os pulmões ardendo em chamas... Ele e seus pais escaparam por que se escoderam dentro da fossa de merda que tinha nos fundos de sua casa lá na Polônia. Seus pais fugiram para o Brasil e descobriram Salvador por acidente eles saltaram do navio para comprar uma fruta e sem eles o navio foi embora.
Muitos anos passaram, ele braquelo e circunsizado tentando se tornar invisivel numa cidade que cerca de 70 % da sua população todos de cor negra e com uma coisa chamada baianidade bastante exautada. Josef completamente desencontrado um verdadeiro patinho feio em meio as lindos ganços ... O tempo foi passando infancia... junventude...e maturidadee assim josef se sentia fora do seu habitat natural, completamente só.
Josef atraves de muito esforço e trabalho conseguiu ter um pequeno negócio comércio que vendia tecido e aos pouco foi crescendo e prosperando dedicando uma vida inteira ao seu comercio . não tendo nenhuma vida social sua vida era inteiramente ligada ao trabalho e aos seus pais . 2 idosos com cerca de 103 anos cada um deles.
Possuia uma vida tranquila, era temente a seu Deus e fazia todas suas obrigações como dizia os seus rituais, o único problema era alguns pivetes que volta e meia iam roubar a loja de Sr Josef. No primeiro momento ele não ligava muito pois acreditava que aqueles pequenos malandros não passavam pequenos roubos para comer , só que esses meninos cresceram e os roubos se tornaram bem constantes, já existiram meses de que o mesmo ladrão o robou 14 vezes e isso tudo num mês apenas.
Josef sempre reclama com os policias que trabalhavam pelo em torno de sua loja, paga até segurança particular que quase nunca estão na loja, Ele ja estava cansado de ver quse todos os dias sua loja roubada. Comenta todo os dias com seus pai e eles sempre o chamam de incompetente que não consegue administrar uma pequena loja e que juram que se soubessem que teriam um filho que idiota prefeririam morrer num campo de concentração.
Era uma sexta feira de carnaval, Senhor josef vai abrir a loja ,pois sua vida se resume ao trabalho e a sua familia, era carnaval na cidade e tudo era permitido, bebados vestidos de mulheres, o cheiro de sexo é tão comum e as brigas eram vistas como mais uma dança. 15:00 horas da tarde um homem de cerca de 25 anos entra na loja e com uma faca na mão anuncia um assalto, nada qeu não fuja do seu cotidiano,o unico problema é que a voz de seus pais o chamando de incompetente ... Aquilo foi se tornando cada vez mais forte ao ponto de ser invadido por uma raiva tão enorme que só se lembra de ver sangue em suas mãos e um corpo estendido no chão , ele entrou em luta com o bandido tomou a faca e a enterrou no peito do pobre infeliz atingido fielmente o seu coração. O rapaz ainda se debatia em pequenas convulsões e espasmos . Josef não acreditava no que estava acontecendo e meio atordoado, levanta vai no banheiro lava as mãos e vai p/ casa.
Chegando em casa fez o seu cotidiano e como sempre foi jantar na mesa junto com seus pais,em meio aos insultos ele diz que matou um homem e que não tem arrependimento, pois o bandido queria roubar a sua loja e tinha feito aquilo que seu pai ordenará – tinha tomado providencias ...
Sua mãe se engasgou e teve um principio de infarto, seu pai ficou gritando e maldizendo ele enquanto dava tapas em suas costas, esse ritual se repetiu cerca de 10 minutos até que ele levantou na mesa foi no quarto de seu pai e pegou uma pistola bem antiga que seu pai guardará como lembraça da maldita Polônia. Josef pegou a arma e com um tiro calou os gritos de seu pai acertando friamente na cabeça, sua mãe que estava passando mal na sala ficou apreesiva quando ouviu aquele barulho seco e em seguida um silêncio sombrio... Do quarto saiu apenas Josef com a arma na mão vai na direção da mãe e fala no seu ouvido: Eu te liberto... Levanta e vai embora para nunca mais ser visto por quarquer ser humano...
Nos jornais aquele Incidente ( foi assim que eles nomearam) era pagina principal de todos os jornais. A rua ficou conhecida e os vizinhos tentaram explica o que tinha ocorrido, ninguem acreditava que aquilo tinha acontecido e muito menos que Seu Josef fosse capaz de cometer um ato de tanta loucura. Logo ele que era tão cuidadoso com seus pais e tão prestativo com as vizinhos.
Perguntados sobre o paradeiro de Josef, ninguem sabe responder, uns dizem que ele se matou, outros dizem que ficou maluco andando pela rua até morrer na miséria, e a quem diga que Josef tenha voltado p/ sua terra natal.
Enzo de marco