sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A herança que um avô pode deixar para seu neto





Todos os dias religiosamente as 6.00h da manha o velho Ciro vai a padaria comprar pães e leite bem quentinho para o café de sua família. É verão na grande e bela Salvador, Seu Ciro é o grande patriarca da família Oliveira, tem cerca de 90 anos e nem sabe realmente a quantidade de anos que tem, mais tem certeza de que já viveu bastante tempo parar apreender a natureza humana e seus perigos. Pai de quatro filhos, todos já adultos e bem criados ele se orgulha muito desse feito, cidadão de classe média, Ciro era um homem calado, gostava de falar pouco e o único vicio de tinha era fumar o seu cachimbo, costume que adquiriu quando retornou da guerra, é Seu Ciro foi para a 2º Grande Guerra, na época estava com um pouco mais de vinte anos e tinha acabado de se formar oficial do exercito brasileiro. Para ele era tudo novidade, e até ficou bastante excitado em saber que iria poder atirar em alguns nazistas, o clima era o melhor possível. Quatro semanas dentro de um navio faz mudar um monte de coisas. Ciro até hoje se lembra dos enjôos e vômitos que teve no caminho...
Em meio à guerra, morte, dores, grito e horrores, a morte esta a espreita sempre agarrando alguém, com sua sede insaciável de sangue. Agora para Ciro tudo era desespero e tristeza, já não havia encanto e muito menos nobreza em matar seja qualquer que fosse o ideal, No meio de uma batalha qualquer Ciro levou um tiro na bunda, o qual ganhou um passaporte de volta para casa .
Já na grande, bela e pacifica terra brasilis Ciro com uma bela cicatriz nas nadegas e uma visão completamente modificada sobre o que é o homem e suas proezas ele tenta reconstruir a vida e esquecer de que um dia já esteve no inferno.
Ciro constitui família e vai seguindo o seu rumo sem olhara para trás , quando surge qualquer conversa sobre sua ida p/ a Europa ele logo desconversa e muda de assunto, sempre fugindo e esquivando de conversas desse tipo, segue sua vida se cidadão comum e quase sempre se esquece das coisas que viu. O tempo passa a idade vai chegando assim como os netos e as missão e os almoços de domingo etc e tal...
Era um domingo, o dia estava quente de úmido, a cidade transpirava verão, o cheiro de maresia estava no ar, aliás ele sempre esta pairando no ar de Salvador, A Família de Ciro todo o domingo religiosamente vai até a casa dele para o almoço dominical, como sempre acontece todos conversam e contam como foi a semana, Ciro com a sua parcimônia adquirida com a idade ele escuta atenciosamente a todos falarem e apenas com monossílabas participa da conversa. Até que um informe e deixou bastante inquieto. Ficou sabendo que seu neto Davi estava querendo entrar no exercito e que aquela semana queria que com a influencia que o seu avô tem, pudesse dar uma certa ajuda.
Davi era o neto mais velho de Ciro de pela morena e cabelos negros tinha uma vivacidade característica de um soteropolitano, era um individuo somatotônico, virtuoso, porém jovem e todas as implicações que isso pode causar. Davi contemplava as pessoas de seu mundo pelos sinceros túneis dos olhos, sobretudo o avô a quem ele tinha como uma referencia de força e magnitude. Todos sabiam que Davi era o neto que Ciro tinha mais afinidade, sentia que era um jovem puro de coração, vi em seus olhos certa nobreza incomum a todos os jovens que conhecia, tinham uma afinidade muito grande.
Mais ao saber daquela informação ficou bastante tenso, a informação de que seu neto preferido iria entrar numa grande enrascada. Ele pacientemente aguarda o momento certo e chama Davi para seu quarto, pois queria mostrar algo a ele, algo que modificou a vida dele e que certamente modificaria a vida de Davi.
Ciro pegou em uma caixa bem antiga algumas fotos de quando era jovem e uma medalha, olhou bem fundo nos olhos de Davi, o qual sentiu um frio nunca sentido antes. Afinal de conta ele nunca tinha o olhado com tanta intensidade. Ciro percebeu o qual o clima ficou tenso e falou suavemente para Davi sobre a natureza de um soldado, embora o seu conhecimento tenha sido de muitos e muitos anos atrás.Falou ao neto da triste dignidade que pode ser inerente a uma soldado e de como é necessária diante de todos os fracassos do homem e talvez seja uma penalidade por nossas fragilidades, Ciro explicou – o que as humilhações são infligidas a fim de que ele possa, quando chegar o momento certo, ele não se sinta muito ressentimento com a suprema humilhação e se tornar indiferente a morte repulsiva e sem sentido.
Ciro conversava com Davi olhando nos olhos profundamente, não o encarava mais como uma criança e sim como o homem que um dia também foi, perdido e cheio de ilusões.
Continuou Dizendo.
- Você deve saber Davi que um soldado é o mais sagrado de todos os seres humanos, porque é o mais testado, entre todos. Vou tentar explicar. Ao longo da historia, os homens têm ensinado que matar qualquer homem é uma coisa ruim, muito ruim, um pecado talvez o pior pecado que conhecemos que não pode ser admitido, e quando um infeliz resolve fazer isso , ele é logo destruído pela Sociedade. No entanto em tempos de guerra pegamos um soldado e confiamos a ele a capacidade de matar e por mais absurdo que pareça mandamos que a use . – Use bem esse poder, use sabiamente. Pois não lhe faremos qualquer restrição. Saia e mate tantos homens inimigos quanto puder e vamos recompensá-lo por isso, mesmo sendo uma violação de todo o seu condicionamento.
Davi com os olhos já cheios de lagrimas e a boca completamente ressecada, pensou em fazer uma pergunta, mais, no entanto a prudência e o medo o fizeram recuar. Seu avô completamente emocionado percebeu que Davi queria fazer uma perguntar e se antecipou passou a não nos cabeços encaracolados de Davi com um jeito bem terno e continuou:
- Meu neto querido eu gosto muito de você e quero te contar tudo, afim de que não tenha qualquer surpresa. Eles vão tirar todas as suas roupas, mais não fica só nisso, Vão tirar toda e qualquer dignidade que possa ter, e perderá o que considera seu direito de viver e ser deixado em paz para viver. Será obrigado a viver , comer , dormi e cagar junto com outros homens . e quando você se der por se ninguém será capaz de te distinguir dos outros. Não poderá de forma alguma se distinguir dos outros soldados.
Depois de um certo tempo você não terá qualquer pensamento que os outros também não tenham , não conhecerá qualquer palavra que os outros não conheçam e fará as coisas que os outros também fazem e a pior parte e que sentirá perigo em qualquer diferença e se encarregará pessoalmente em eliminá-la o mais rápido possível de sua convivência .
Por mais que ache que com você seja completamente diferente , tenha plena certeza de que não será e caso você não queira te direi algo muito importante: - As Vezes sempre aparece um homem que não faz o que lhe é exigido , e quando isso acontece o sistema inteirinho se empenha friamente na aniquilação do diferente . Eles certamente vão exterminar seu espírito, sua coragem, o seu corpo e a mente, até eliminarem por completo a diferença perigosa. Preste atenção em tudo que estou te dizendo. Há homens que mergulham, submergem na vala comum, mais depois se levanta mais ele próprio do que antes, porque perderam a mesquinhez da vida. “quanto mais fundo você se enfiar mais alto poderá se elevar”.
Tendo esse pensamento meu neto conhecerá uma alegria sagrada, um sentimento de companheirismo que nenhum outro homem já viu. Conhecerá toda a qualidade do homem assim como todas as suas fraquezas.

.....Continuação....

Enzo de Marco

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O jovem de Barba Grande

O jovem homem de barba grandes, pela rua caminha em busca de algo, cabelos negros, pele morena e olhar quebrado... Ele apenas caminha, a cada passo deixado no chão um pensamento é solto no ar, coisa que aconteceram, coisas que acontecem e coisas que acontecerão.
As crianças nas ruas o observam com medo, os amigos com desdém, os de almas nobres o observam com grande admiração e as mulheres com ASCO, e ele indiferente a tudo, apenas continua a caminhar. No coração a nobreza, na mente milhões de idéias e no bolso poucas notas que logo serão trocadas por uns cigarros.
O jovem de barba grande, sempre maldito, não conversa com ninguém, não por escolha, o problema é que as pessoas não se propõem a dialogar.

Enzo de marco